CBN Maceió FM 104.5
Maceió

CSA aguarda documentação da Defesa Civil para planejar saída do CT do Mutange

CT Gustavo Paiva está em área de risco no Mutange

Esportes

EsportesTudo sobre o esporte em um só lugar!

31/07/2019 21h38Atualizado há 3 semanas
Por: Por Redação
Fonte: tnh1
98

Com o CT Gustavo Paiva em área de risco no bairro do Mutange, o presidente do Centro Sportivo Alagoano, Rafael Tenório, afirmou que já houve uma conversa com a Defesa Civil, mas que aguarda a notificação por escrito para dar entrada no Tribunal de Justiça e iniciar o trâmite para que o clube desocupe o centro de treinamento.   

"Nós fomos comunicados verbalmente e estamos esperando a notificação por documento oficial para que possamos encaminhar ao Tribunal de Justiça. A partir daí, o órgão ou empresa que está responsável pelas avaliações dos terrenos deve visitar o CT, fazer toda a vistoria e aí nós vamos ver como vai ser a situação de indenização", explicou o dirigente. 

O Centro de Treinamento do CSA tem passado por reformas nos últimos anos. Em março, o clube divulgou um vídeo nas redes sociais, mostrando um pouco da reforma e ampliação das instalações na sede administrativa e o sistema automatizado de irrigação no novo gramado

Questionado sobre a possibilidade de aquisição do CT Nelson Peixoto Feijó, que pertence ao Corinthians-AL, o presidente do CSA informou que não cogita o local, citou a diferença de tamanho entre o Nelsão e o CT Gustavo Paiva, e comentou que, com a saída do Mutange, o clube teria que pensar em um projeto para que possa crescer em termos de estrutura. Assim como também descartou a possibilidade de mudança para a Associação Atlética Banco do Brasil, onde o CSA tem revezado nos treinamentos entre o campo da AABB e o CT Gustavo Paiva nas últimas semanas.

Segundo Tenório, há o interesse em levar o clube para um terreno no município de Rio Largo, mas ainda não existe projeto sobre uma possível construção na cidade, apenas um diálogo com a prefeitura.

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) emitiu nota sobre o caso, informando que o CT Gustavo Paiva "se encontra na área azul escura do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias", e a realocação só ocorrerá "em caso de evolução do problema". Confira na íntegra:

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o Centro de Treinamento do CSA se encontra na área azul escura do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias cujas ações previstas são de monitoramento da área, alerta, alarme e realocação em caso de evolução do problema.

A Defesa Civil informa ainda que qualquer decisão de realocação preventiva da área, visando a segurança dos frequentadores do espaço em decorrência da instabilidade de solo, cabe à direção do clube.

Áreas de risco 

Ainda em março, a Prefeitura de Maceió decretou estado de calamidade pública nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Elaborado por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, e validado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o mapa de risco apontou que o CT do CSA está em uma das áreas de risco de inundação. 

 


Foto: Divulgação

 

Áreas azuis

O “Setor 2” refere-se à Zona de Alagamento no Mutange. Identificado por tons de azul, apresenta insalubridade e perda de funcionalidade das edificações. É subdividido em áreas de Criticidade 00, identificado pela cor azul clara, que representa áreas já alagadas e 01, azul escuro,, que aponta áreas passíveis de alagamento.

Para o “Setor 2.00” (azul claro), a recomendação é para realocação de moradores, monitoramento e alerta.

Para o “Setor 2.01” (azul escuro), a recomendação é de monitoramento, podendo vir a ocorrer realocação de moradores de edificações ou de áreas inteiras.

Áreas brancas circuladas

O “Setor 3”, representado por estruturas circulares, também compreende a área alagada do Mutange, estendendo-se à Lagoa Mundaú, com pontos no Mutange e também no Pinheiro, e representa as minas de exploração de sal-gema. Caracterizado por zona de dolinamento, ou seja, de afundamento em formato circular, este Setor apresenta colapso e suas áreas são passíveis de novas ocorrências nas minas de extração de sal.

O Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias está disponível nos canais de informação da Prefeitura de Maceió em arquivo PDF e por meio de animação gráfica, com as respectivas legendas informativas, conforme os riscos que caracterizam cada uma das áreas mapeadas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
MaceióMaceió - AL Notícias de Maceió - AL
Maceió - AL
Atualizado às 03h56
21°
Nuvens esparsas Máxima: 27° - Mínima: 22°
21°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas