CBN Maceió FM 104.5
DROGARIA ALAGOANA
EMANCIPAÇÃO
TV ALTIVA
Descaso

Sem transporte escolar, aulas no município de Atalaia são suspensas

Retorno das atividades deveria acontecer nessa segunda, mas frota de ônibus está interditada pelo MPE

Educação/Brasil

Educação/BrasilTudo sobre EDUCAÇÃO

16/07/2019 07h55Atualizado há 1 mês
Por: Por Redação
Fonte: G1
67
Sem transporte escolar, aulas no município de Atalaia são suspensas
Sem transporte escolar, aulas no município de Atalaia são suspensas

Mais de 9 mil alunos de escolas e creches do município de Atalaia estão sem aulas. O retorno das atividades, que seria nessa segunda-feira (15), foi suspenso por causa das irregularidades nos coletivos, que foram detectadas numa inspeção do Ministério Público Estadual (MPE), realizada no mês passado.

Todos os 20 ônibus que prestavam o serviço de transporte escolar foram interditados. Alguns veículos tinham mais de 15 anos de uso e tinham defeitos na iluminação, não dispunham de faixas de identificação e não tinham a inspeção semestral em dia.

 

De acordo com o promotor de justiça de Atalaia, Bruno Baptista, nestas fiscalizações do MPE são verificados mais de 200 itens de segurança do veículo, que são fundamentais para que o transporte escolar seja permitido. Como exemplo, ele citou o cinto de segurança e outras peças que precisam estar em acordo com as normas técnicas. A inspeção do MPE constatou que os transportes nunca tinham passado por uma revisão.

A Promotoria de Atalaia pediu a suspensão de todas as aulas até que o problema seja resolvido e não haja prejuízo a quem mora na zona rural e urbana com o calendário anual. Foi dado um prazo até o fim deste mês de julho para que a Prefeitura do Município apresente a frota nova e com a revisão em dia. 

A Secretaria de Educação de Atalaia informou que seis coletivos já estão com a documentação em dia e os terceirizados estão em fase de conclusão do processo. No total, segundo o Município, 13 ônibus tiveram as peças trocadas e a previsão é de que os outros sete fiquem prontos até a próxima sexta-feira (19).

"As aulas estão previstas para começar no dia 29, mas as atividades nas escolas já podem iniciar na próxima segunda. Vamos discutir com a comunidade escolar se aplicaremos o sábado eletivo ou se esticaremos o calendário para janeiro, desde que o aluno não seja prejudicado no conteúdo nem na carga horária", afirmou Anilson Júnior, secretário de Educação.

Segundo ele garante, as revisões na frota serão feitas a cada seis meses e a prefeitura vai cobrar das empresas que prestam o serviço de transporte escolar que se enquadrem no controle de qualidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
AtalaiaAtalaia - AL Notícias de Atalaia - AL
Maceió - AL
Atualizado às 16h18
26°
Nuvens esparsas Máxima: 26° - Mínima: 22°
27°

Sensação

24 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas